quinta-feira, 12 de abril de 2012

No currículo, profissional tem de saber vender sua experiência

Profissionais com mais experiência costumam ir aos extremos ao preparar seus currículos: ou listam todos os empregos pelos quais passaram ou se esquecem de valorizar as funções que já tiveram. Nos dois casos, perdem a oportunidade de mostrar o que realmente têm de melhor.

"É preciso colocar os últimos anos de atuação ou as últimas quatro empresas em que trabalhou. Na entrevista, ele poderá falar dos outros [cargos], mas eles estão implícitos. Sabe-se que ele teve uma trajetória até chegar ali", sugere a consultora de recursos humanos Gláucia Santos, da Catho.

Mas colocar as mudanças de emprego não pode "pegar mal"? Não, segundo a especialista. "A empresa entende que o desemprego não está relacionado só ao desempenho da pessoa, e sim a uma questão de mercado, como a fusão de grande corporações."

Outro ponto a ser seguido: não descreva as atividades que já teve, mas foque nos resultados obtidos. Por exemplo, diga se conseguiu redução de custos ou aumento de faturamento e apresente os projetos que desenvolveu. As promoções, caso tenham ocorrido, são outro item essencial. http://noticias.uol.com.br/empregos/ultnot/2008/09/03/ult880u7335.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário